A Cerciespinho promove 

  • Campanha Pirilampo Mágico

Campanha da responsabilidade da Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Nacional (FENACERCI) e pela RDP, é realizada anualmente, normalmente em Maio, a nível nacional, com entidades com responsabilidade por cada território/ concelho. A Campanha tem impacto nacional traduzido na divulgação através dos meios de comunicação apelando á solidariedade e responsabilidade social. A preparação da campanha inicia-se com a identificação e captação dos parceiros, envio de convite de participação, elaboração de folha de participação/encomenda dos produtos, receção dos materiais, distribuição dos materiais, definição de estratégias de venda e divulgação, venda, recolha dos materiais e avaliação final dos resultados. A campanha implica a participação de todos os colaboradores/as na organização na venda dos materiais, bem como a participação das famílias e dos clientes visando a sensibilização do público em geral e a angariação de fundos. Implica a dinamização de todo um conjunto de entidades (escolas, igreja, estabelecimentos comerciais) e particulares (colaboradores, clientes, famílias) que vendem os produtos no Concelho de Espinho, Castelo de Paiva e freguesia de S. Félix da Marinha, do Concelho de V.N. Gaia.

  • Campanha Alegria

A Campanha Alegria é organizada pela Fenacerci e pelo Jumbo e consiste na venda de peluches de elefantes com o objetivo de angariação de fundos para a organização bem como a sensibilização do público em geral relativamente à deficiência e ao papel e responsabilidade social de todos os cidadãos.

  • Campanha Reciclagem/Reutilização
  • Campanha de Angariação de fundos

A angariação de fundos è uma estratégia fundamental para a sustentabilidade da Cerciespinho pelo que assume um carácter permanente. Neste âmbito, a organização, envolvendo todos/as os/as colaboradores/as, clientes e famílias, apela à comunidade, entidades públicas, empresas e particulares a doação de donativos para o seu funcionamento, bem como de produtos e de materiais novos e usados necessários para os diferentes serviços/departamentos. Este processo é desencadeado por qualquer pessoa que comunica ao/à diretor/a geral a possibilidade de apoio, sendo apresentado o pedido formalmente ou pessoalmente, quer pelo/a diretor/a geral quer por delegação deste/a, pelo/a próprio/a colaborador/a. Aquando da receção do donativo em dinheiro ou em espécie a informação é transmitida ao DAF que emite o recibo ou carta de agradecimento.

A organização privilegia a recuperação de materiais e equipamentos internos ou oferecidos permitindo a reutilização e poupanças significativas em termos de investimento. Acresce que os equipamentos e produtos oferecidos são também distribuídos pela comunidade, nomeadamente mobiliário, roupa e eletrodomésticos, em função dos pedidos apresentados e dos materiais recolhidos.

Existem, ainda, campanhas temáticas também com o objetivo de angariação de fundos, que são desencadeadas pelo/a diretor/a geral ou propostas pelos/as colaboradores/as, sendo a maior parte previstas em Plano de Atividades. Estas campanhas implicam a definição de objetivos, pessoas envolvidas, canais e meios de divulgação, estratégias e atividades bem como avaliação dos resultados. Envolvem sempre a maioria dos/as colaboradores/as e entidades da comunidade como forma de potenciar os resultados. Podem ter duração definida ou assumirem continuidade por mais do que um ano.

 

  • Consignação IRS

A campanha de divulgação da consignação do IRS é realizada anualmente e visa a sensibilização do público em geral para esta estratégia de apoio às organizações sem fins lucrativos. Consiste na divulgação da possibilidade de cada cidadão atribuir 0.5% do seu IRS a uma entidade através da colocação do número de contribuinte da Cerciespinho – 500638870 – no anexo H, quadro 9, campo 901. Assim, qualquer pessoa pode contribuir com 0.5% do que descontou para o estado de IRS, para a Cerciespinho apoiando uma entidade que implementa serviços sociais para a comunidade.

  • Estudos/Investigação
  • Promoção dos direitos das pessoas com deficiência e excluídas

A campanha de promoção da imagem da Cerciespinho é de natureza contínua, consistindo na abertura ao meio envolvente e na participação ativa em todos os contextos de representação da organização. Integra visitas do público em geral, entidades ou grupos a todos os polos e serviços em funcionamento, em função dos pedidos recebidos, determinando um circuito de autorização e planeamento da visita (pedido, informação ao/à coordenador/a ou diretor/a geral, confirmação, definição do/a colaborador/a que recebe e da participação do/a coordenador/a ou diretor/a geral). Integra, ainda, a participação e representação da Cerciespinho em projetos, em instâncias e grupos de trabalho e nos espaços e entidades para as quais a organização recebe convite ou é nomeada. Integra, por fim, a integração de estágios, a realização de estudos e a colaboração em processos de investigação científica, bem como a realização de trabalho a favor da comunidade e voluntariado.

 

  • Livro fotográfico “Vidas todos os dias”
  • Ações de sensibilização do público em geral

A campanha de sensibilização do público em geral é contínua e a organização é da responsabilidade da Cerciespinho. Consiste numa estratégia contínua e abrangente de interação com o público através de conferências, seminários, espetáculos, exposições, vendas que permitam comunicar informação sobre a problemática da deficiência intelectual, sobre os direitos das pessoas com deficiência e sobre as capacidades e competências das mesmas ao nível pessoal, social e profissional. Envolve todos os departamentos e colaboradores/as que intervêm nos serviços dirigidos a pessoas com deficiência intelectual e inclui ações previstas no plano de atividades e outras que surgem no decorrer do funcionamento anual quer por convite externo quer por iniciativa dos/as colaboradores/as;

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