Primado das Pessoas

  1. Comprometemo-nos com a promoção e a defesa dos direitos dos/as clientes, em termos de igualdade de tratamento, de oportunidades, de participação, de liberdade de escolha e de autodeterminação. Asseguramos a escolha informada e adotamos uma atitude positiva e não discriminatória dentro dos próprios serviços. Esta responsabilidade está presente nos nossos valores da organização e em todas as fases da prestação de serviços;
  2. Envolver os/as clientes como membros ativos nas suas próprias equipas de trabalho e promoção da capacitação (empowerment ) dos clientes;
  3. Defender os direitos (advocacy) dos/as clientes, na eliminação das barreiras, na sensibilização da sociedade e na promoção ativa da igualdade de oportunidades;
  4. Funcionar com base num Código de Ética, no respeito pela dignidade do/a cliente, da família/significativos e/ou de terceiras pessoas, protegendo-os de riscos indevidos, especificando os requisitos da organização em termos de competências exigidas aos/às colaboradores/as e promovendo a justiça social;
  5. Implementar processos de trabalho orientados pelas necessidades dos/as clientes, atuais e potenciais, com o objetivo de promover a sua qualidade de vida. Respeitar o seu contributo individual, envolvendo-os na autoavaliação e promovendo a sua avaliação dos serviços que lhes são prestados. Avaliar os objetivos definidos para cada cliente e dos serviços prestados tem em conta o contexto dos/as clientes. Rever os processos de trabalho regularmente.

Primado dos Resultados

  1. Evidenciar um perfil de liderança, seja ao nível da própria organização, seja no sector dos serviços sociais onde atuamos, através de boa governação, promovendo boas práticas e inovação, uma imagem positiva, utilização eficiente dos recursos condicentes a uma sociedade mais aberta e inclusiva, desafiando os níveis de expectativas existentes;
  2. Orientarmo-nos para os resultados, em termos de benefícios percecionados e efetivos para o/a cliente, para a sua família/significativos e/ou terceiras pessoas, para os empregadores e para a comunidade em geral. Obtenção do máximo valor para as entidades financiadoras e clientes medindo e monitorizando o impacto da prestação dos serviços, constituindo um elemento importante do processo de melhoria contínua, numa lógica de monitorização, medida, de avaliação e de transparência;
  3. Assegurar aos/às clientes um contínuo de serviços, holístico, baseado na comunidade, valorizando a contribuição de todos os potenciais parceiros, incluindo a comunidade local, empregadores e outros atores, intervindo desde que é detetada a necessidade e, assegurando apoio e acompanhamento continuados. Prestar serviços através de uma abordagem multidisciplinar e/ou em ambiente multi-localizado, através de parcerias com outras entidades prestadoras de serviços ou empregadoras.

  

Primado da Inovação

  1. Ser proactivos na satisfação das necessidades do mercado, utilizando os recursos da forma mais eficiente, melhorando e desenvolvendo os serviços, promovendo a investigação, o desenvolvimento e a inovação;
  2. Estar comprometidos com a aprendizagem, a formação e o desenvolvimento dos/as colaboradores/as. Desenvolver estratégias de comunicação e marketing eficazes;
  3. Valorizar a avaliação dos/as clientes, financiadores e outras partes interessadas, e implementar sistemas de melhoria contínua da qualidade.

Primado da Cooperação

  1. Promover a participação e a inclusão das pessoas com deficiências e incapacidades a todos os níveis da organização, bem como na comunidade;
  2. Atuar em parceria com as entidades públicas e privadas do sector, entidades empregadoras, sindicatos, entidades financiadoras e clientes, organizações de pessoas com deficiências e incapacidades, grupos locais, famílias/significativos e/ou terceiras pessoas, com o objetivo de assegurar um contínuo na prestação de serviços, alcançando resultados cada vez mais eficazes e uma sociedade mais aberta e inclusiva.

Primado da Igualdade

  1. Implementação de ações concretas destinadas a promover a inclusão dos/as clientes patentes nos planos de intervenção individuais e múltiplas ações de sensibilização do público em geral visando combater o desconhecimento sobre a realidade da deficiência e exclusão social e consequentemente os preconceitos e estigmas associados ao fenómeno da exclusão social, fomentando a inclusão;
  2. Instituição de meios para fomentar impactos, parciais ou integrais, na qualidade de vida e cidadania dos/as clientes, em função do nível de abrangência do serviço. Contínua defesa dos direitos e promoção da efetiva inclusão social dos/as clientes, fundamento do propósito central da organização;
  3. Compromisso de implementar estratégias internas e externas promotoras da igualdade de oportunidade e de género com particular enfoque nos departamentos e serviços realizados na instituição e na relação com os clientes e significativos.
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